O Jornalismo Cidadão é um dos fenômenos mais interessantes e importantes surgidos no meio jornalístico dos últimos tempos. Jornais inteiros, bem como outros tipos de informativos, são hoje produzidos sob o lema de que “todo cidadão é um repórter”. O lema “faça você mesmo" é seguido pelos novos jornalistas informais, os cidadãos.
A importância dessa participaçao popular na mídia é enorme, principalmente quando analisamos que, na sociedade brasileira atual, a cidadania caracteriza-se apenas pelo voto e pelo pagamento dos impostos. Os cidadãos brasileiros, de maneira geral, ignoram o direito de participar e se mostrarem ativos e pensantes sobre questões que os envolve diretamente.
A mídia colaborativa, evidenciada principalmente em "canais" como blogs, fotologs e videologs, nos mostra uma fresta de luz ao fim do túnel. É o começo de uma possível mudança no comportamento e na mentalidade da população ou ao menos de uma significante parcela dela.
Infelizmente, esse tipo de participação cidadã depende de um processo: a inclusão digital. Nem todos os cidadão brasileiros têm o acesso à informação advinda da internet. Portanto, o esperançoso processo de aumento da participação popular na sociedade por meio do jornalismo virtual, se vê barrado.
Mesmo assim, a confiança deve continuar. Pois os cidadãos nunca devem deixar de se mostrarem ativos e operantes em uma sociedade tão deficiente como a nossa.
quarta-feira, 26 de março de 2008
Concedo-me a subjetividade...
Postado por Rubens Salomão às 20:39
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Pois é,e eu até agora não me decidi se sou contra ou a favor.Esse trabalho tá é me deixando cada vez mais confusa...
Galera,nosso blog está ficando com cara de blog!uhu!
Em tempo,alguém sabe como que posta vídeo nesse negócio?Por enquanto está 10 pro blogger e 0 pra Luísa e Katherine...
Analise muito, muito interessante Rubsm de verdade!, foi algo bem diferente do que tava sendo feito
gostei!
\o
Acho bom é que eu venho aqui comentar o texto e esqueço de comentar...
Achei muito interessante também.Até pra gente pensar se esse jornalismo colaborativo não está sendo uma colaboração apenas da classe média/alta,que é quem está incluido digitalmente.Pensando por esse lado,talvez o jornalismo cidadão não seja tão cidadão assim.
eita, mais uma discussão sobre esse tema...
a cada postagem isso fica mais intrigante e divertido =p
acredito que até agora ninguém, em nenhuma de nossas “reuniões” tinha parado pra pensar por esse lado. Vamu lá, vamu pesquisar mais e discutir mais ainda!
Postar um comentário