quinta-feira, 20 de março de 2008

A voz do povo é a voz...

Colaborar. Do latim, collaborare. Significado:cooperar, trabalhar na mesma obra.
No Jornalismo Colaborativo é isso que os cidadãos fazem:trabalham junto com os jornalistas para produzir notícias.Essa ajuda popular pode ser através de um depoimento,uma gravação em áudio,vídeo ou uma foto(e para isso as novas tecnologias são essenciais).
O Jornalismo Colaborativo, ou Cidadão, é uma questão polêmica no meio jornalístico. Ao mesmo tempo em que integra os cidadãos cada vez mais ao jornal e vice-versa, ele pode falhar no ponto da precisão e veracidade dos fatos. Assim, o jornalista assume o papel de editar a notícia enviada por uma pessoa comum, ao invés de ir buscá-la.
A internet teve um papel determinante para a disseminação desse tipo de jornalismo. A facilidade em se obter informações e, principalmente, a de repassá-las fez com que surgissem blogs e sites onde qualquer pessoa faz a noticia. Na Coréia do Sul, por exemplo, o jornal virtual OhMyNews, pioneiro no segmento, recebe 700 mil visitas diariamente e possui cerca de 50 mil cidadãos-repórteres em mais de 100 países.No Brasil,apesar do jornalismo participativo ser relativamente novo, portais como IG,Terra e versões on-line dos jornais Estadão, O Globo e Folha de S.Paulo já permitem que seus leitores colaborem nas reportagens.
A dúvida se a participação popular vem para o bem ou para o mal ainda persiste. Mas é inegável o fato de que o cidadão nunca esteve tão próximo da imprensa como atualmente.

Sites de Jornalismo Colaborativo:
http://english.ohmynews.com/
http://digg.com/
http://meneame.net/

1 comentários:

Stephani! disse...

'eu concordo' hsuahsua
brincadeira.!

bom começo Luísa!
(sem imaginçao xD)