quinta-feira, 27 de março de 2008

Empresas apostam em "novo jornalismo"

Andrea Fontes, do MSN

A publicação de notícias se restringia a um grupo determinado, estava nas mãos de poucos, acontecia de acordo com o interesse desses e o cidadão-comum ficava assim excluído do processo. Com o surgimento do jornalismo colaborativo esse cenário está mudando. As novas tecnologias amparam o cidadão para que esse possa ter "voz". Certos assuntos, que eram ignorados pela mídia, passam a ser registrados e divulgados. E, com isso, assuntos locais e de interesse de grupos estão ganhando um espaço maior nos meios de comunicação.

Muitas empresas estão apostando nesses "colaboradores" e dando esse tão esperado espaço a eles. Esse interesse se deve ao fato de que essa interatividade com o cidadão traz novos pontos de vista o que enriquece o veículo de comunicação. E se o material for publicado o cidadão-repórter ainda recebe por ele.

O vídeo postado é do debate "O Novo Jornalismo: Convergência e Interatividade", realizado em São Paulo, no Centro Brasileiro Britânico, em 13 de Março de 2008.Foi organizado pela BBC Brasil em comemoração aos seus 70 anos. Teve como mediador Américo Martins, editor executivo da BBC para as Américas e Europa. Este debate reuniu representantes da BBC e dos portais: G1, Terra, MSN Brasil.Esses participantes mostraram como as empresas que representam trabalham com esse 'novo jornalismo', os desafios e benefícios que isso gera e outros assuntos a cerca desse tema.Pete Clifton, diretor da BBC News Interactive , por exemplo,apresentou nesse evento a reestruturação feita pela BBC para dar um espaço ao jornalismo cidadão.

A seleção do conteúdo enviado foi no debate algo muito discutido, pois trata de um dos obstáculos que o jornalismo colaborativo encontra.Isso acontece porque são enviadas muitas matérias das mais diversas regiões sobre os mais diversos assuntos, e isso para ser publicado tem que se checar a veracidade do conteúdo e todas as regras do "bom jornalismo". E para fazer essa seleção surgiu o "diretor de conteúdo", posição essa que Andrea Fontes, do MSN ocupa hoje.

0 comentários: