sexta-feira, 28 de março de 2008

Entrevista com Oh Yeon Ho


O texto a seguir é a tradução de partes de uma entrevista com o criador do site OhMyNews, o sul-coreano Oh Yeon Ho, feita pela jornalista Yuli Ismartono em 26 de março de 2007.


Yuli Ismartono: O OhMyNews mudou conceitos e quebrou algumas barreiras jornalisticas, você pode nos dizer como isso começou?
Oh Yeon Ho: Bom,eu iniciei minha carreira como jornalista em 1988 logo após minha graduação pela Yonsei University.Eu comecei trabalhando como repórter para uma revista mensal chamada Mal.Era uma revista pequena, principalmente se comparada com publicações da grande mídia.Daí eu trabalhei na revista por 11 anos.Nesse momento,eu sentia fortemente que o mercado de notícias coreano era muito distorcido pela grande mídia.O problema central era o processo de formação da opinião pública porque os jornais conservadores dominavam o mercado.Eu sentia que a voz do cidadão eram mais necessárias para tornar a opinião pública mais democrática.Então eu criei o slogan "todo cidadão pode ser um repórter".Como você sabe, o jornalismo do séc.XX foi um jornalismo de mão-única:repórteres estavam reportando e leitores estavam lendo.Mas eu queria criar um jornalismo de mão dupla onde todos poderiam participar na formação da opinião pública.Eu pensei que a internet deu a possibilidade para esse tipo de participação.Por 11 anos eu tive a noção do conceito de que todo cidadão pode ser um repórter.Então eu percebi que a internet podia dar aos cidadãos comuns a chance de participar.Daí,em 2000 eu fundei o OhMyNews.
YI: Como você mantém qualidade se a informação vem de diferentes pessoas?
OYH: Nós abrimos a oportunidade para todos os cidadãos, mas todos os artigos dos nossos cidadãos-repórteres devem ser checados e editados pelos nossos membros contratados.É por isso que nós temos aproximadamente 15 repórteres contratados para fazer esse trabalho.Atualmente, nós vemos muitos usuários gerando conteúdo, como se fossem blogs pessoais.Mas blogs não possuem conteúdos gerados por terceiros.Mas o OhMyNews checa todos os artigos dos cidadãos para ter certeza de que todas as histórias enviadas possuem fatos exatos.Nesse ponto, nós somos bem diferentes dos bloggeiros individuais.
YI: Quando você diz cidadãos-repórteres, isso que dizer que eles têm que ser registrados com você?
OYH: Sim, eles devem ser registrados com a gente porque nós pensamos que responsabilidade e exatidão são muito importantes para nós.Então nós pedimos que os nossos cidadãos-repórteres para que se registrem conosco com seus nomes,endereços,e-mail e números de telefone assim,nossos repórteres contratados podem entrar em contato para checar a veracidade ou não dos fatos.
YI: Agora, como o OhMyNews obtém sua receita?
OYH: Para ser sincero, apesar de o OhMyNews ser um novo tipo de mídia, a fonte do nosso rendimento vem dos meios tradicionais.A grande maioria do nosso rendimento vem dos anúncios.Nossos anunciantes vêem de grande e pequenas companhias e anunciantes individuais.Aproximadamente 10% vem dos nossos leitores.Nossos leitores lêem nossas notícias de graça, então nós perguntamos a eles, "se você acha que o OhMyNews é uma mídia valiosa para você, então você pode doar voluntariamente para o OhMyNews".Então mais ou menos 4000 leitores pagam voluntariamente.
YI: Você quer dizer que eles assinam voluntariamente?
OYH: Sim.Algumas mídias externas já tentaram esse tipo de coisa, mas eu acho que na internet isso funciona melhor.
YI: De todas as mídias que você mencionou, qual é mais competitiva com o OhMyNews?
OYH: O OhMyNews ainda é uma companhia muito pequena.Eu sei o nosso poder comparado com a outra mídia.Nós temos apenas 7 anos, ainda estamos no ponto inicial.Quando olhamos para o futuro, nosso rival não é o jornalismo impresso, não é o jornalismo televisivo, a maior rivalidade é na área da internet.Agora os portais estão se tornando grande companhias.Eles têm dinheiro, eles têm mais leitores, eles podem recrutar mais técnicos, então eu penso que, como em muitos países, os sites coreanos estão ficando cada vez maiores.Então, comparado com eles, o OhMyNews ainda é muito pequeno.
YI: Sr.Oh, eu penso que você é um revolucionário de coração.Você lutou contra o regime anterior.E agora você olhou e encontrou um modo de envolver a participação do cidadão no jornalismo.Qual é o seu próximo projeto?
OYH: Antes de começar o OhMyNews, eu trabalhava como um repórter de uma revista mensal.No OhMyNews eu me tornei chefe executivo e gerencio o site.Mas eu ainda tenho na minha cabeça que um dia irei escrever um romance.Mas eu também quero fazer uma conexão entre essa gestão diária do OhMyNews com algo acadêmico.Esse é o motivo pelo qual eu acabo de terminar meu Ph.D., mas em relação aos cursos que eu estudei, gostaria de desenvolver uma tese acadêmica sobre gestão cotidiana.

2 comentários:

=>Cyber <= disse...

Pra mim toda essa entrevista é válida por uma frase: "todos os artigos dos nossos cidadãos-repórteres devem ser checados e editados pelos nossos membros contratados". Isso mostra que não é só chegar e ir postando e pronto. Tem todo um processo de averiguação para que se mantenha a qualidade do jornalismo, independente de ser impresso ou vinculado em mídias alternativas.

Anônimo disse...

Ótima entrevista. A Luísa só esqueceu de dizer que foi ela mesma quem traduziu.